Você é uma pessoa NIMBY?

mikewebbthinks.com

mikewebbthinks.com

Você sabe o que é uma pessoa NIMBY? Será que você é uma?
A palavra NIMBY vem do acrônimo da expressão em inglês “Not In My Back Yard” (Não no meu quintal), e define pessoas ou instituições que se opõem a construções, modificações próximas de sua casa, no seu bairro, querendo sempre que tudo permaneça como está.

Esta expressão é originalmente utilizada em Arquitetura/ Urbanismo nos Estados Unidos, mas rapidamente migrou para o mundo corporativo, definindo os executivos resistentes às mudanças, que não sentem necessidade de ir adiante- pois já chegaram ao cargo máximo, querem manter a sua “zona de conforto”. Querem que seus subordinados atinjam metas, tragam resultados, mudem- mas eles continuam lá, com suas fórmulas pré-concebidas, se esforçando para manter o status quo que tanto lhes faz bem.

Esta expressão define muito bem algumas atitudes por aí, com pessoas desesperadamente agarradas ao seu “normal”, “confortável”; e isto às vezes sem perceber. Até querem ou exigem alguma mudança, mas não são capazes de encabeça-las por inércia, insegurança ou teimosia em aceitar novos posicionamentos e opiniões diferentes das suas.

Uma auto-avaliação de condutas, caminhos, atitudes, modos de pensar/ agir pode nos ajudar a identificar se estamos realmente fazendo o nosso melhor naquilo a que nos propomos na vida, seja no lado pessoal ou profissional. Se estivermos tendo uma atitude NIMBY, como podemos mudar isso? Queremos a mudança, mas estamos realmente dispostos a mudar?

Estar aberto às mudanças da vida não é apenas desejável, mas imprescindível. Pessoas adaptáveis são as mais procuradas, as que mais agregam- porque são as que mais aprendem, as que mais “trocam”, e as que mais têm a oferecer- e por isso as mais valiosas. Pessoas com muito conhecimento, mas que não aceitam mudanças nem identificam novos caminhos em tempos de crise não têm gerenciamento estratégico, seja em uma empresa, seja na própria vida.
Então, é tempo de mudar, de agir! AJA agora, mude o que tiver que mudar, procure maneiras de se reinventar sempre, pois no mundo nada é estático. Comece agora, faça acontecer! No seu quintal SIM, pois a vida é energia, é mudança constante.
Se até o aço precisa ser aquecido e forjado para deixar de ser apenas uma barra sem graça, passando pela mudança que o desconstrói, encare essa desconstrução como algo positivo e necessário.
SEJA a mudança que você quer ver no mundo!

Abra a sua janela, quem sabe o que poderá encontrar?

Abra a sua janela, quem sabe o que poderá encontrar?

Au Revoir!

Advertisements

2 thoughts on “Você é uma pessoa NIMBY?

    • vanessamax says:

      Eu também não, Diana. Ouvi a respeito em uma rádio certo dia e fui pesquisar mais sobre o assunto. Era inicialmente usado por grandes empreiteiras para designar pessoas que não queriam nenhuma transformação na sua vizinhança. Mas é um conceito bem interessante nos dias de hoje…Obrigada por acompanhar!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s