A infra-estrutura chinesa

Por onde quer que se ande aqui na China, você vai se deparar com obras, muitas, de todos os tipos: pontes sendo construídas, prédios imensos, shoppings, estradas sendo abertas, metrôs sendo ampliados…e tudo isso com a mais impressionante rapidez e eficiência, o que é difícil de acreditar, pois num país onde vivem mais 1 bilhão e 300 milhões de pessoas, espera-se muito mais dificuldades logísticas.
Logo que cheguei por aqui, fiquei meio chocada com uma obra de shopping ao lado do flat onde estávamos, que seguia madrugada adentro, de segunda a segunda, 24 hs sem parar! Isto mostra o quanto os chineses são perseverantes e trabalhadores, no melhor estilo “missão dada é missão cumprida”.

exame.abril.com.br

exame.abril.com.br


E essa eficiência envolve números sempre superlativos, mostrando ao mundo a nova posição da China no ranking da qualidade: a de um país exigente e que tem dinheiro para bancar essa exigência.
As duas maiores pontes do mundo são aqui: uma, de 42,5 quilômetros unindo as cidades de Qingdao e Huangdao, levou apenas 4 anos para ser construída, contando com uma força de trabalho de mais de 10 mil homens! E apesar de tanta rapidez, a qualidade não deixa a desejar, pois esta ponte suporta terremotos de até 8 graus na escala Richter. A outra ponte, que ligará a ilha de Hong Kong a outros pontos do país, está em construção desde 2009, e terá mais de 50 quilômetros!
More than  42 km over water! (g1.globo.com)

More than 42 km over water! (g1.globo.com)


A magnitude das construções atuais na China chega a números impressionantes, e com frequência figura entre as listas “mais isso ou aquilo”, salientando a qualidade e a rapidez com que são executadas. Prédios inteiramente de vidro, com aço aparente, elevadores panorâmicos que desafiam a gravidade, formas que chamam atenção pelo design diferenciado, além da solidez e confiabilidade das construções.
adoroviagem.com.br

adoroviagem.com.br


A eficiência é tanta, que eles conseguiram até levantar um prédio de 30 andares em apenas 15 dias, capaz de suportar impactos de até 9 pontos. Claro que esta construção se utilizou de materiais pré-fabricados para agregar tanta rapidez. Mas onde quero chegar é bem neste ponto: quando se tem dinheiro para pagar, tudo voa, tudo sai rápido do papel, não há entraves, nem limitações! O mimimi da burocracia é suavizado por bolos e mais bolos de dinheiro, beneficiando um sistema onde todos saem ganhando. E dinheiro realmente não é problema por aqui, a China está em ampla expansão, e cada vez mais os novos ricos procuram oportunidades de investimento, contando com uma liquidez rápida e certeira.
O cenário da infra-estrutura chinesa está num patamar que muitos países ainda não conseguiram, e nem estão perto de chegar. Tudo funciona, trens e metrôs saem pontualmente, e contam com frotas extremamente novas. Os usuários são brindados com uma gama de serviços de qualidade irretocável. A China é o país com a maior malha de trens-bala do mundo, ligando milhares de cidades em tempo recorde.
tavtrilhos.com

tavtrilhos.com


Estação de trens de Wuhan (tavtrilhos.com)

Estação de trens de Wuhan (tavtrilhos.com)


Qualquer aeroporto em qualquer cidade, por menor que seja, contará com uma infra-estrutura completíssima e de primeira linha, capaz de atender muito mais vôos do que os das principais cidades brasileiras (o que faz lamentar o atraso em que o meu país se encontra neste quesito). Sem falar que os aviões, em sua maioria, são bastante novos.
A China e seus governantes estão apenas respondendo ao que vem acontecendo nos últimos anos: a China vêm “secretamente dominando o mundo”, e os seus cidadãos, cada vez com mais dinheiro, aumentam a demanda por opções que atendam as exigências que agora o seu dinheiro pode pagar. Antigamente, quem ia de ônibus, agora pode pagar uma primeira classe de trem-bala. As passagens de avião, acompanhando a tendência mundial, estão cada vez mais acessíveis, possibilitando famílias inteiras de viajarem para cada vez mais longe. E isso tem um preço a ser pago: a infra-estrutura, que precisa ter a eficiência e rotatividade necessárias para que um país deste tamanho não pare, não sofra um colapso. E com o dinheiro que a China vem investindo fora dela ultimamente, seria até mesmo uma heresia imaginar que dentro dela não fosse assim, oferecendo apenas o melhor aos seus merecedores cidadãos, que tiveram um papel essencial neste crescimento vertiginoso do qual a China foi protagonista.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s