Bali – Indonésia

Sei que alguém irá perguntar: “Mas o blog não é sobre a China?”. Respondo: “Sim, é. Também. A parte do elsewhere irá estrear em grande estilo…”. Vamos lá?
aurevoirblog.com
Pense num lugar único, exótico, encantado, solar, inesquecível, incrível, mágico…Bali é tudo isso e mais um pouco!
aurevoirblog.com
aurevoirblog.com
A vida neste lugar passa devagar, complacente, tranquila, suave. Seus habitantes nos fazem sentir na pele a delicadeza de sua amabilidade e respeito. A religiosidade e adoração aos deuses locais é constante, assim como a atmosfera mágica desta província, que tem no turismo do surf e no cultivo do arroz suas principais fontes de renda.
aurevoirblog.com
Bali é uma das 13.667 ilhas que formam a Indonésia, e o seu principal destino turístico. Abriga a quase totalidade da população hindu do país, que divide com o islamismo as preferências religiosas. O nome Bali deriva da palavra Wali, que em sânscrito significa “o ato da adoração”, “sacrifício oferecido aos deuses”. Esta adoração aos deuses é, inclusive, um capítulo a parte. Em cada casa, estabelecimento comercial e templos há pequenas oferendas feitas pelos moradores aos deuses, para atrair boa sorte e prosperidade. Geralmente são confeccionadas com flores, arroz e incensos, e eles realmente levam isso muito a sério- os deuses devem sempre estar satisfeitos!
aurevoirblog.com
aurevoirblog.com
aurevoirblog.com
aurevoirblog.com
A geografia é bem interessante, e oferece opções para todos os gostos: além das já conhecidas praias tem também uma coleção de 12 vulcões, muitos deles ainda ativos. O maior é o Monte Gunung Agung, com mais de 3.000 metros. Agências de turismo oferecem alguns passeios em grupo que sobem o vulcão para assistir ao amanhecer lá de cima.
aurevoirblog.com
Aos mais a fim de um relaxamento, há infinitas opções com este propósito em spas de massagem e terapias alternativas. São realmente boas e baratas. Há algumas tiazinhas que ficam na praia oferecendo massagens, mas esta acaba virando uma exfoliação, já que você provavelmente estará todo cheio de areia…
O meio de transporte predominante é a moto (milhares delas), e a direção é na mão inglesa. Locomover-se está cada vez mais caótico, pois não há mais por onde crescer, e as estradinhas pequenas precisam comportar um número cada vez maior de visitantes, e habitantes (queria tanto me enquadrar neste…), sendo que a moto acaba mesmo sendo a melhor opção.

Motinhos, muitas delas...

Motinhos, muitas delas…


Bali possui mais de 22.000 templos, que são passeios obrigatórios. Se você não estiver adequadamente vestido, será providenciado um sarongue roxo com uma faixa amarela para tornar seu passeio ainda mais místico. Os mais famosos são o Tanah Lot (que adentra o mar) e o Pura Luhur Uluwatu Temple (templo dos macacos)- neste você poderá ver macacos soltos e dar comida a eles, mas cuidado, pois eles tentarão pegar suas coisas!
Templo Tanah Lot

Templo Tanah Lot


aurevoirblog.com
Telhado típico

Telhado típico


Tem que usar o sarongue!

Tem que usar o sarongue!


No Uluwatu Temple- que fica em cima de um paredão que torna a paisagem ainda mais inesquecível, há um espetáculo de dança típica muito lindo e emocionante, que acontece todos os dias ao pôr-do-sol. Ele mostra a típica dança balinesa Kecak, que não é acompanhada por nenhum instrumento musical, apenas por sons emitidos por quase 70 homens sentados, e dançarinas tipicamente vestidas que graciosamente executam a dança. Este espetáculo é uma adaptação de um antigo ritual de purificação, que incorpora partes do épico hindu Ramayana.
Um dos paredões

Um dos paredões


aurevoirblog.com
Dança típica

Dança típica


aurevoirblog.com
Kuta é o lugar mais central e movimentado de Bali, mas hoje em dia está muito “comercial” e decadente, e muitos concordam que perdeu seu antigo charme. Há muitas opções de compra, e deve-se pechinchar até não poder mais, pois com certeza você sairá feliz da vida gastando muito pouco. Foi nesta rua principal de Kuta (Legian) que ocorreu o atentado ao Sari Club, em 2002. No antigo clube hoje há um estacionamento, e logo a frente foi feito um mural homenageando os mais de 180 mortos.
parte central da Legian

parte central da Legian


aurevoirblog.com
Homenagem aos mortos no atentado de 2002, Sari Club

Homenagem aos mortos no atentado de 2002, Sari Club


O fervilhante bairro de Seminyak apresenta ótimas opções de restaurantes e lojas, sendo um dos mais procurados. Lugares bem decorados e com atmosfera típica balinesa chamam a atenção, assim como a eterna simpatia dos locais.
Os famosos Warungs são locais familiares que proporcionam acolhida e comida, pequenos restaurantes que oferecem comida local. Por sinal, não deixe de provar o Nasi Goreng, prato típico e muito saboroso- feito com arroz, legumes e carne (pode ser de frutos do mar também) picada e um tipo de salgadinho local por cima. O Mi Goreng é uma variação deste, feita com macarrão tipo instantâneo e ovo.
aurevoirblog.com
O entalhe da madeira é uma das características mais marcantes da decoração típica, alegre, vivaz e sempre caprichosa e detalhista. Guarda-chuvinhas coloridos com penduricalhos também fazem parte da atmosfera local, assim como carrancas para afastar maus espíritos e deuses entalhados. A Garuda é o mais famoso- e também figura símbolo da Indonésia. Uma figura mitológica do hinduísmo que significa “destruidor de serpentes”. Aparece constantemente em templos e em entalhes.
Garuda

Garuda


Entalhes de Garudas coloridas

Entalhes de Garudas coloridas


Afastando maus espíritos

Afastando maus espíritos


Para o interior, também há muitas opções, como as cidades de Ubud e Celuk, famosas por sua manufatura em prata e entalhe em madeira.
Uma coisa interessante de Bali são os nomes: há somente 4! O filho mais velho chama-se sempre Wayan, o segundo Made, o terceiro, Nyoman, e o caçula, Ketur. Se houver mais filhos, começa tudo de novo. Para as mulheres há pequenas adaptações, e todos se conhecem por apelidos, ou por sobrenomes.
Para os surfistas, Bali é considerada uma das mecas do esporte, oferecendo ondas perfeitas de todos os tipos e tamanhos: Uluwatu, a mais famosa e perigosa (fundo raso de corais), Padang Padang, Canggu, Balangan, Bingin, Kuta Reef e mais tantas outras; atraindo cada vez mais amantes desse esporte. E quem vai uma vez nunca deixa de voltar!
"Blog-marido" se divertindo em Uluwatu

“Blog-marido” se divertindo em Uluwatu


Este lugar com certeza é encantado, filial do paraíso. A espiritualidade e simplicidade de seu povo são tocantes. Sua beleza é de uma naturalidade e força impressionantes.
Espere ser surpreendido por detalhes hoje em dia raros, como sorrisos sinceros, olhares que enxergam fundo, a natureza em sua mais perfeita forma e beleza, aromas de incenso que ficarão na memória provocando sorrisos, sentimentos de paz e serenidade que um enorme, verde e encharcado arrozal provoca, nos dando a certeza de que tudo é perfeito, nos pedindo apenas que aceitemos esta perfeição como parte de um todo, assim, suave e naturalmente…Isto é Bali!
aurevoirblog.com
aurevoirblog.com
aurevoirblog.com
Espero ter conseguido passar um pouco da emoção que senti ao visitar este lugar, e quando for, tenha a certeza de uma coisa: para lá sua alma desejará eternamente voltar!
TERIMA KASIH
aurevoirblog.com

PS- agradecimentos especiais aos queridos amigos Harumi e Renato!

Advertisements

6 thoughts on “Bali – Indonésia

  1. Liane Lima says:

    Voce descreveu de uma forma tao gostosa ! Quantos dias voces passaram la ? Quanto tempo de viagem da China la ? Nao da para morarem la ??? AMEI !!! Beijos

    • vanessamax says:

      Ficamos apenas 6 dias, mas foram suficientes para não querer voltar….daqui de Pequim foram quase 6 hs até a Kuala Lumpur, e de lá, mais 3 hs até Bali. Valeu muito a pena!

  2. Sayo says:

    Que lindo Vanessa , um paraíso ! E tu minha amiga querida,como sempre intuída de muita doçura para descrever de maneira tão poética as belezas deste lugar. Bjks. Adoroooo teu blog!

    • vanessamax says:

      Obrigada Sayo! Num lugar daqueles é impossível a poesia não aflorar…é tudo tão mágico e lindo que as melhores palavras ainda não fazem jus à realidade…que bom que está gostando! Beijão, saudades!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s