Curiosidades (parte 2)

“Você sabia que?” acho que não seria bem a maneira mais correta de começar este segundo post sobre as curiosidades deste povo que é o mais estranhamente intrigante que já conheci…Acho que o ideal seria começar com “Você algum dia na sua vida imaginou que isto seria possível?” Pois é…agora chegamos ao sentimento certo, aquele que me pega desprevenida a cada passo dos meus pés agora chineses, a cada olhada para o lado, a cada despretensioso respirar…despretensioso? Esta palavra não existe mais no meu dicionário, pois de despretensão o inferno está cheio! Vamos lá então, parte 2:
– Os toaletes tradicionais chineses, em sua maioria, não oferecem um vaso sanitário. Explico: ele até existe, mas não da forma como o conhecemos- lindo, cerâmico e imaculadamente limpo e branco. Há um buraco, tipo fossa, mas com o “vaso” deles no lugar- e tem até descarga! Vide foto abaixo, para melhor entendimento! Dica muito importante: NUNCA ESQUEÇA DE LEVAR PAPEL QUANDO FOR AO BANHEIRO, POIS ESTE ITEM GERALMENTE NÃO EXISTE LÁ DENTRO!!!!! Então melhor se garantir!!!!! (Me pergunto até agora como não coloquei isso no primeiro item do Curiosidades parte 1, dada a sua extrema importância em nossa vida)

dzai.com.br

dzai.com.br


– Bom dia, boa tarde, boa noite, obrigada, por favor, desculpa são conceitos (não digo nem palavras em si) completamente inexistentes, os chineses não são muito dados a esses mimimis da boa educação…talvez eles sejam beeeem mais práticos do que a gente, e decidiram não perder tempo com essas coisas! Mas também não cobram reciprocidade: minha amiga Silvia passou com um carrinho bem pesado no pé da tia e ela nem aí! Então desconfio de que esse tipo de comportamento é bizarramente normal, e aceito como “controversamente” educado, no melhor sentido ocidental da palavra!
– Os chineses trabalham muito, MUITO! Imagina que ótimo o banco abrir diariamente? Imagina quase tudo abrir diariamente? Aqui isso existe! Já imaginou operários trabalhando em obras de madrugada, e esta obra não parando nem por decreto? Aqui existe! Quer que seu móvel seja entregue domingo å tarde? Sim também…Realmente, há um motivo para a China ser esta potência mundial: os seus não fogem å luta mesmo!!! Até um simples galão de água pode ser entregue ås 19 hs em sua casa!
– Já ouviu alguém comentar alguma coisa sobre o “cheiro chinês”? Não tenho a pretensão de aqui descreve-lo em toda a sua magnitude, mas tente imaginar um cheiro onipresente, e que não é exatamente bom…imaginou? Imagine-se de olhos fechados, tentando aspirar um pouco de cheiro de chuva, no décimo andar e lá está ele, impávido! No elevador? Está. No táxi? Sim, também, mas some-se å este o bafo do motorista. Na rua? Lógico, e tão fortemente espalhado que quando chegamos em casa, ele nos acompanha, com toda a sua força. Ele sempre está lá, tanto que já estou começando a pensar que este cheiro indecifrável e inesquecível é uma espécie de divindade, que realiza milagres, inclusive, pois está em todos os lugares, todas as pessoas, veio de ninguém, simplesmente existe- inabalável e soberano! Meu maior pesadelo é já estar de posse deste cheiro e não ter percebido…Que a força esteja comigo!
andremansur.com

andremansur.com


– Precisa de uma dose de inspiração e alegria? Vá para a rua! Por todos os lugares, há músicas encantadoras saindo o tempo todo de caixas acústicas invisíveis, só esperando para alegrar o seu dia! São geralmente músicas clássicas tradicionais chinesas, com um lado meio trilha sonora de Chaves (quem nunca?). Comer sozinho? Nunca mais, Kenny G made in China estará com você!
– A taxa de crimes é super baixa. Lógico, imagino que ninguém gostaria de ser preso no país que mais executa prisioneiros no mundo!
– Há uma enorme perseguição aos gays, nem mesmo propagandas insinuando algo simpático ao movimentos são permitidas! (não sei como ainda não proibiram alguém de ser gay, pois há alguns anos, emitiram um decreto proibindo os lamas tibetanos de reencarnarem, assumindo uma total postura de senhores do universo!). Neste quesito, a China ainda tem muito o que aprender, apesar de ser um país milenar…
– Sede? Quer uma água bem gelada? Vai ser difícil…aqui há o costume bem estranho de se beber água quente pura para matar a sede, até mesmo no auge do verão!!! Até na academia somos agraciados com a mais gostosa das águas quentes para espantar nosso calor, aumentando ainda mais o nosso suor! Vai entender…
– 77% dos chineses não sabem que a AIDS pode ser evitada com o uso da camisinha;
– Os chineses não fazem cerimônia para dormir: se estão com sono, dormem mesmo, em qualquer lugar!!! Onde sua imaginação puder chegar, lá estará um chinês tirando a sua sonequinha!


Advertisements

2 thoughts on “Curiosidades (parte 2)

  1. Liane Lima says:

    Oi, Vanessa. Quando fui morar no interior do Paraná , em Guarapuava, nos idos de 1964, conheci este tipo de vaso sanitario, bem na roca (não sei onde é a cedilha !). Eu, uma menina carioca moradora de Copacabana, com 17 aninhos , levei um susto e não sabia como usar ! Após aprender, aprendi tambem como este tipo é mais higienico que o vaso convencional . Não sei como é a questão da higiene dos locais ai, mas os que eu vi nesta época eram bem limpos. Quanto ao papel higienico, no Brasil como é comum ter acabado justo na hora que voce vai usar ! Dá uma raiva ! Achei super engracado o lugar que as pessoas tiram seus cochilos básicos ! Em qualquer lugar ! Hilário ! Beijos

    • vanessamax says:

      Pois é aqui, a limpeza fica para a próxima…mas concordo que, teoricamente, eles são mais “limpos” de se usar, porque vc não tem contato nenhum….o problema é se acostumar!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s