A Ópera de Pequim

Sabe aqueles passeios inesperados, sobre os quais você não tem opinião nenhuma? Pois é… Já tinha ouvido falar alguma coisa, mas o que me aguardava era bem mais interessante! Esta é uma daquelas coisas que você deveria colocar com ênfase na lista de “lugares a visitar” em Pequim!

Imagem: site Qianmen Hotel

Imagem: site Qianmen Hotel


Trata-se de uma forma de teatro chinês tradicional com mais de 200 anos, um espetáculo bastante colorido e com muita informação visual, que oferece um pouco de tudo: acrobacias, muitas canções (provavelmente tristes, pois mesmo o painel traduzindo o que falam não é de muita ajuda) melosamente entoadas, fantasias ricamente adornadas, dançarinos muito habilidosos, mímicas. Uma encenação folclórica riquíssima em detalhes e dramaticidade. Muitos falam que “é para turista ver”, mas mesmo que seja (o que acredito ser bem verdade, pois éramos a maioria esmagadora da platéia), tem um apelo visual e histórico muito enriquecedor. Se revelou extremamente flexível ao sobreviver à perseguição de atores e à proibição da maioria de suas peças durante a Revolução Cultural, sendo hoje considerada um dos tesouros culturais da China. As apresentações acontecem em três teatros e hotéis da cidade, então antes de ir, é bom checar os locais e horário, pois pode haver um perto de você. As salas nunca lotam, então dificilmente os ingressos estarão esgotados. Não há necessidade de adquirir ingressos mais caros, pois geralmente se pode ter uma boa visão com o mais barato (as salas não costumam ser grandes), e para justificar a cobrança maior, eles oferecem degustação de chás e quitutes durante o show.
Foto: beijingtrip.com

Foto: beijingtrip.com


Há quatro tipos de papéis principais: sheng (homem), dan (mulher), jing (“rosto pintado”) e chou (personagem cômico); e as histórias tratam, em sua maioria, de lendas antigas da literatura chinesa.
Apesar de todo o apelo visual, há instrumentos musicais característicos da cultura deles, como o erhu (violino chinês), o gongo, a pipa (alaúde tradicional), a suona (tipo de oboé agudo), entre outros. Os instrumentos servem para pontuar as performances no palco, mas sua importância no espetáculo não deve ser subestimada, pois para os chineses, uma ópera deve ser “ouvida”, e não apenas “assistida”. Em média, são 7 instrumentistas que acompanham cada apresentação.
Foto: desporto.pt.msn.com

Foto: desporto.pt.msn.com


A maquiagem dos atores é de uma riqueza impressionante, e por si só, já vale a visita. Ela representa as diversas formas de inspiração buscadas nessas lendas antigas, e para os atores, significa a oportunidade de demonstrar toda a sua arte, oferecendo algumas vezes ao visitante a oportunidade de acompanhar sua preparação nos bastidores. No personagem feminino, ela evoca o ideal de beleza das chinesas: rosto ovalado, queixo pontiagudo, sobrancelhas arqueadas, olhos amendoados e boca rosada, além do já tradicional rosto bem branco.
Foto: portuguese.cri.cn
Os trajes, confeccionados segundo os padrões da dinastia Ming, são finamente manufaturados em seda, reverenciando o encanto estético.
As fantasias usadas antigamente

As fantasias usadas antigamente


Na entrada dos teatros um pouco da história da Opera de Pequim: trajes, dados, fotos antigas

Na entrada dos teatros um pouco da história da Opera de Pequim: trajes, dados, fotos antigas


Não vá esperando um espetáculo da Broadway ou algo do tipo, vá de coração aberto e limpe bem os ouvidos, para ouvir com toda clareza os agudos máximos com que a linda mocinha brinda a nossa audição. E tenha certeza de que isso irá te ajudar a admirar um pouco mais os chineses, tanto por seu respeito aos antepassados quanto por seu esmero em fazer algo tão rico em detalhes!
Bom espetáculo!!!!
Geralmente há uma lojinha que vende itens relacionados ao espetáculo, como estas máscaras que representam os personagens

Geralmente há uma lojinha que vende itens relacionados ao espetáculo, como estas máscaras que representam os personagens


Foto: shoppingspirit.com

Foto: shoppingspirit.com

Advertisements

3 thoughts on “A Ópera de Pequim

  1. Liane Lima says:

    Deve ser lindo ! É claro que vamos, né ? Vanessa, e a vida aí, é cara ? O que voces estão achando, comparando com a vida no Brasil ou nos EEUU? Estou me referindo ao day by day , supermercado, farmacia, restaurante básico (não das comidas que nunca comeremos !!!) , etc . Qual moeda voces usam ? Fale-nos sobre isso !!! Todos os dias, quando acordo, a primeira coisa que vejo é se tem AuRevoirBlog !!! ADORO !!!

  2. Sayonara says:

    Vanessa querida,adoro teu blog! Que riqueza de detalhes,que humor maravilhoso!
    Dou muitas risadas e ao mesmo tempo,fico imaginando as situações que tens vivido,num lugar de cultura tão diferente da nossa.
    Que enriquecimento,minha amiga querida!Que experiência maravilhosa,apesar das dificuldades que devem ter passado de adaptação, de dificuldades com uma filha pequena, e sentir que estás te virando hiper bem! Parabéns! Provaste mais uma vez, ser esta pessoa muuuitooo especial!
    O teatro deve ser mesmo muito rico e lindo! Colorido e mágico.
    Como a Liane comentou,tb espero ansiosa pelo próximo post e adoro qdo chega.
    Mais um talento revelado!
    Bjks,e continua nos mantendo muito bem informadas.

    • vanessamax says:

      Obrigada pelo carinho de sempre! Adoro escrever, e para mim, o blog tem sido um ótimo companheiro, pois converso comigo mesma em palavras! Beijos no coração!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s