Comida…ah, a comida!!!!

Pois é, este realmente é um capítulo interessantíssimo da vida aqui na China…já imagina porquê, não é? Antes de vir para cá, entendia comida chinesa como yakisobas, chop sueys e afins. Nunca pesquisei mesmo a fundo sobre isso… Mas confesso que a minha maior apreensão era justamente a comida (talvez por causa da minha filha de 11 meses), e acho que nunca deixará de ser. Justamente porque está ligada intimamente a questão da dificuldade de comunicação, já comentada em outro POST.
Como pedir um prato que você nem imagina quais são os ingredientes? E se souber, mas forem muito apimentados (como é o caso de tudo aqui)? Como pedir sem pimenta? E se a carne talvez não for exatamente a carne que você coma? Que legume é este? E o cogumelo, é daquele tipo “encantado”? E AGORA????
Existem muitas redes de fast food conhecidas mundialmente- Mc Donald’s (e seu delicioso sundae com cobertura de…feijão!!!), Pizza Hut (que oferece um menu meio achinesado), KFC (milhares, eles gostam muito de frango frito, aliás, de tudo frito), Burger King… Então você pensa: “Estou garantido!”. Certo? Errado!!!!!

Comida caseira é sempre melhor!

Comida caseira é sempre melhor!


Quem consegue comer isso todos os dias? Eu e minha família pelo menos, não. O que fazer então? Priorizar coisas verdes, pães e biscoitos? Bom, foi o que tentei fazer no início, quando olhava em volta e nada me apetecia, pois desconfiava de tudo e de todos, em matéria de alimentos…
O tomate-cereja aqui é considerado fruta (sim, eu sei que tomate é fruta, mas os comemos geralmente em pratos salgados) . Inclusive ele estava na cobertura do meu bolo de aniversário com…frutas!
Tomate-cereja na cobertura...

Tomate-cereja na cobertura…


Coisas para beber, tipo sucos em geral, chás (deliciosos, pretendo explicar futuramente a maneira correta chinesa de prepara-los) e cafés são bons, e há cafés (Starbucks) e padarias por toda a parte.
Vai encarar?

Vai encarar?


Em lugares típicos de comida chinesa (ou cantonesa), há muita abundância de alimentos. Mas o problema sempre é saber o que há no prato, exatamente. Há um ditado cantonês que diz: “Qualquer animal que torne a sua cara para o sol pode ser comido.” Prefiro não comentar esta frase. Há quem goste, mas mais uma vez: que bom para quem gosta, vai adorar a diversidade das comidas chinesas!
Eu, pessoalmente, protagonizei vários episódios de corrida com obstáculos- sempre estava na rua!- ao banheiro (este merece um capítulo à parte) por culpa da tal diversidade!
O tempero em geral sempre leva bastante pimenta, cominho, curry, óleo de gergelim (muito) e mais um monte de coisas que não consigo identificar. Molho de soja é uma constante (assim como frituras), e o sal é glutamato monossódico- que requer uma quantidade maior para realmente salgar (e uma quantidade enorme de água depois para matar a sede que gera!). O café da manhã mais parece um almoço, no melhor estilo comida de ontem requentada, acompanhado de chá (claro! O que você imaginava?).
Há também os dumplings, espécie de bolinhos com recheio e cozidos no vapor (parecidos com guiozas), que acompanham todas as refeições. Mas tome cuidado com o recheio!
As iguarias: pepino-do-mar, pé de galinha, testículos de porco (vendem como petisco tipo aperitivo!), pato de Pequim(prato típico) , galinha preta, mini camarões secos, carne de rã, barbatana de tubarão, lagarto, patas de vaca e afins. Ficou com água na boca, né? Fala a verdade!!!
Um passeio que renderá um post bem interessante com certeza será o mercado da Wangfujing Street, que vende delícias como escorpião, bicho-da-seda, ouriço, cavalo-marinho, cobra, vísceras em geral…mas este será o Grand Finale da série “comidas”!!!
Uma cena bem comum por aqui é a pessoa levar sua comida em saquinhos transparentes, que carregam naturalmente como se fosse um meio quilo de algum legume. Inusitado né? Agora, não me pergunte como fazem para comer direto do saquinho…aliás, uma dica certeira para quem quer se aventurar pelas comidas chinesas é: leve sempre um kit de talheres de plástico com você! Palitinhos e uma colher branca são os talheres nacionais.
Há opções bem interessantes, para todos os gostos!

Há opções bem interessantes, para todos os gostos!

Os restaurantes de comida ocidental, que oferecem especialidades italianas, alemãs, tailandesas, sempre são legais para dar uma variada. E geralmente oferecem boa comida.

Enfim, a comida chinesa pode ser chamada de tudo, menos de monótona! A fórmula da moderação com certeza passa longe daqui, mas oferece ao visitante uma mesa farta e bastante interessante aos corajosos desbravadores!!! Bon appétit a tous!!!!!!!
Nem a melancia pode ser chamada de monótona!

Nem a melancia pode ser chamada de monótona!


Prefira sempre água de origem conhecida...

Prefira sempre água de origem conhecida…

Advertisements

6 thoughts on “Comida…ah, a comida!!!!

  1. Liane Lima says:

    Oi Vanessa. Estou adorando conhecer um pouco da China e dar OTIMAS risadas ! You are so funny !!!! Julinha será uma vegetariana, like Isabella !!!

    • vanessamax says:

      Ainda bem que vc esta gostando! O pior é que tudo isso acontece MESMO, minha vida parece uma novela daquelas mexicanas sabe? Mas está engraçado…se eu postar sobre o nosso passeio à Muralha, entao, vc vai chorar….aqui é bem surreal, de verdade!!! Kkkkk
      Obrigada por ler, e aguardamos sua visita!!!!!!!! Bjs!!!!!

      • Liane Lima says:

        Nos aguarde !!! COM CERTEZA nós iremos no próximo verão dai !!! Já falei para Eli. Até lá, mantenha-me informada sobre o que vou conhecer e gostar !!! Um beijão e um super special para Julinha

  2. Sayo says:

    Vanessa estou adorando e dando muitas risadas.Só imagino os sustos com a comida,no meu caso de aversão às cobras,saindo correndo do tal mercado.
    Mas são experiências únicas e ainda mais levadas com bom humor. Bjks.

    • vanessamax says:

      Que bom que está gostando Sayo! Ainda muitas aventuras virão com certeza…Aquele passeio ao tal mercado ainda não saiu, estou me preparando psicologicamente kkkkkkk! bjs!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s